sexta-feira, 22 de agosto de 2008


Conheço esse texto a muitos anos...
Durante muito tempo trabalhei com Educação Infantil e esse sempre foi o meu "barato". Nem pensar em adolescentes...rsrs
Acredito que esse texto é a descrição do que é Educação Infantil.
Muitas pessoas acham que as crianças vão para as "escolinhas" para passar tempo e brincar... Pode até ser. Muitas escolas são depósitos de crianças. Mas quando se faz Educação Infantil é assim que deve funcionar. Não são apenas os "conteúdos escolares" que são trabalhados, mas também os "conteúdos de vida".
O Brasil é um país muito estranho (para usar uma expressão menos rebelde...). Quer apresentar resultados para mostrar ao mundo, mas não investe ou valoriza a base da educação.
Para se ter uma idéia, a cada mudança política os ocupantes das cadeiras são trocados de acordo com os interesses. Educação não é feita em dias, ou períodos de duração de mandatos.
Professores precisam e merecem ser valorizados e não falo apenas na questão financeira. Muitos professores excelentes vão fugindo aos poucos da educação.
Acho que estou querendo demais...
Em um país onde crianças são geradas e mantidas nas ruas sem a menor condição, onde mulheres dão cria como animais e não estão nem aí, onde uma grande parte dos pais só vão na escola dos filhos para saber o motivo de não ter aula, de faltar a merenda, brigar por causa de encrencas de crianças, mas na hora que são chamados para comparecerem a uma reunião ou tomarem alguma atitude em relação aos filhos simplesmente não aparecem...
Talvez falar em companheirismo, carinho, respeito, solidariedade, responsabilidade esteja fora do contexto dos dias de hoje.
Pode até ser que eu esteja errada, mas ainda prefiro acreditar nesses conceitos tão fora de uso. E sabe o que justifica isso? Mesmo passados alguns anos e não lembrando os nomes ou rostos daqueles que um dia foram meus alunos, ainda hoje ganho beijos carinhosos cheios de saudades.

Nenhum comentário: